Pessoas mentem mais durante a tarde

Pessoas mentem mais durante a tarde

Pela manhã você até tem paciência para se explicar, contar detalhadamente ao chefe por que aquele projeto ainda não saiu do papel. Mas vai dizer que à tarde, quando bate aquela preguiça pós-almoço, sua vontade não é falar qualquer coisa, lançar uma desculpinha, ao invés de passar um tempão contando a verdade… Pode ficar tranquilo, é normal.
Foi o que perceberam os pesquisadores da Universidade Harvard. Eles convidaram voluntários para um teste: numa tela de computador apareciam dois quadros, e eles tinham de dizer em qual dos dois havia mais pontinhos. Só que eles não seriam premiados pela resposta correta – e sim pelo número de vezes que escolhiam o lado direito da tela. Todos fizeram a brincadeira duas vezes: entre as 8h e 12h e entre as 12h e 18h. E todos eles tendiam a mentir mais no período da tarde (por mais que fosse evidente qual era a resposta certa, eles fingiam acreditar que no lado direito havia mais pontos).
É que, segundo os cientistas, nosso autocontrole diminui ao longo do dia – e junto com ele, lá se vai também nossa capacidade de evitar mentiras ou trapacear. “Infelizmente, mesmo as pessoas mais honestas podem estar suscetíveis às consequências negativas desse efeito”, diz a pesquisa. Ah, o horário só não fez diferença entre os desonestos: eles mentiam sempre, independentemente do relógio.
E aí, o que achou da pesquisa? Você costuma contar menos mentiras pela manhã mesmo?

Veja também

Loading...

Deixe o seu comentário

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam. Ao comentar, marque a opção "Publicar também no Facebook" para que seu comentário apareça também em seu perfil, assim seus amigos poderão ver seu comentário.

Ilustração Renan Roque / Layout e Programação: Wanderson Alves

Layout e Programação: Wanderson Alves / Ilustração Renan Roque