Ah Trollei! - Seu blog de entretenimento

50 coisas que você precisa saber sobre Star Wars

PERSONAGENS:

Luke Skywalker – Filho de Anakin Skywalker e Padmé Amidala, Luke é separado de sua irmã gêmea Leia e cresce sem conhecer seu passado. Luke enfrenta o Império e tenta conhecer a Força com a ajuda de Obi-Wan Kenobi e Yoda.

Leia Organa – Irmã gêmea de Anakin. Logo que nasceu, foi separada do irmão e adotada por Bail Organa, da família real de Alderaan. Torça líder da Aliança Rebelde contra as forças do Império.

Anakin Skywalker/Darth Vader – Nasceu de forma misteriosa, sem a presença de um pai, no planeta Tatooine. Quando criança, foi escravo do comerciante Wattoo. É levado de Tatooine por Qui-Gon Jinn. Conquistou a rainha Amidala, com quem tem filhos gêmeos. Adere ao lado negro da Força e se transforma em Darth Vader.

Shmi Skywalker – Escrava mãe de Anakin. Concebeu o filho sem a presença de um homem. Morre nas mãos do Povo da Areia. Aparece somente nos episódios I e II da saga.

Amidala – Mais conhecida como Padmé Amidala, torna-se rainha do planeta Naboor. Durante a invasão de seu planeta, foge com a ajudas do jedis Jedi Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi. Tem um romance com Anakin Skylwalker, futuro pai de seus filhos.

Obi-Wan Kenobi – Jedi treinado por Yoda e uma dos principais personagens da saga Guerra nas Estrelas. Com a ajuda de Qui-Gon Jinn, resgata a rainha Amidala em Naboor. Com problemas em sua nave, aterissa no planeta Tatooine, onde conhece Anakin Skywalker. Anos depois, morre em um duelo com Darth Vader.

Qui-Gon Jinn – É um dos mais poderosos jedis. Foi mestre de Obi-wan e descobridor de Anakin Skywalker. Auxilia no resgate da princesa Amidala. É morto pelo poderoso Darth Maul.

Yoda – É um dos poucos personagens em que aparecem em todos os filmes de Star Wars. Apesar de medir menos de um metro de altura, é um dos mais poderosos jedis de que se tem notícias. Treinou Luke Skywalker.

Han Solo – Nativo do planeta Corellia, Han Solo é um mercenário que, juntamente, com Luke Skywalker e Chewbacca, parte para salvar a princesa Leia Organa. Acaba se apaixonando por Leia.

Chewbacca – É o responsável por manter a Falcon, nave de Han Solo, funcionando. Pertence à raça dos wookies, humanóides gigantes e peludos. Torna-se parceiro de Solo, após ter sido liberdado da escravidão.

Mace Windu – Um dos membros do Conselho Jedi e amigo próximo de Yoda. No princípio, é contra o treinamento de Anakin Skywalker. Foi um dos líderes do exército de clones da República contra o conde Dookan.

C3-PO – É um andróide fluente em mais de 6 milhões de meios de comunicação. Foi encontrado no lixo e reconstruído por Anakin Skywalker. Torna-se, juntamente com R2-D2, parceiro de aventuras de Anakin e, mais tarde, Luke Skywalker.

R2-D2 – Mestre em quebrar códigos de segurança, esse pequeno robô já salvou a pele de muita gente, de Anakin a Luke Skylwalker. Era um dróide astromecânico, a serviço da Rainha Amidala de Naboo.

Jar-Jar Binks – Após ter sido banido do seu povo, o atrapalhado Jar-Jar é salvo por Qui-Gon Jin e, como retribuição, resolve protégé-lo. Acompanha Qui-Gon e Obi-Wan em suas aventuras.

Lando Calrissian – Contrabandista amigo de Han Solo. Trai Han e entrega ele e e princesa Leia a Darth Vader. Acaba se arrependendo mais tarde.

Conde Dookan/Darth Tyranus – Mestre Sith e líder dos Sistemas Independentes. Foi mentor de Qui-Gon Jinn. Foi corrompido pelo lado negro da Força.

Darth Maul – Mestre do lado negro treinado para matar jedis. Seu verdadeiro nome é Khameir Sarin. Usa um sabre de luz de duas lâminas. Foi ele quem matou Qui-Gon Jinn.

Darth Sidious/Palpatine – É o principal vilão da série. Ambicioso e asqueroso, aliciou treinou Darth Tyranus e aliciou Anakin Skywalker para o lado negro da Força. Em O Retorno de Jedi, é morto por Darth Vader/Anakin.

Jabba The Hutt – O obeso Jabba é herdeiro de uma tradição de Gângsters. Congela Han Solo e escraviza a princesa Leia. É ele quem comanda as corridas de Tatooine.

CURIOSIDADES:

Star Wars é dividido em duas trilogias, a primeira lançada em 1 977 e a última, em 1 999. Entre o primeiro filme (Uma Nova Esperança) da primeira trilogia e o primeiro (A Ameaça Fantasma) da segunda, passaram-se mais de 20 anos.

Ao ser lançado em 1 977, Uma Nova Esperança, a primeira parte da saga, tornou-se o filme mais visto da história do cinema.

A Industrial Light & Magic, de George Lucas, foi responsável por quase todos os efeitos especiais do cinema do final da década de 70 ao início dos anos 90. Só para se ter uma ideia da sua atuação no mundo dos efeitos especiais, até 2 006, a ILM recebeu quinze vezes o Oscar de Melhores Efeitos Visuais e vinte nomeações.

As filmagens de Uma Nova Esperança foram tão difíceis (um verdadeiro trabalho de parto!) que George Lucas quase teve um colapso nervoso. Nos outros filmes da série, ele trabalhou apenas como roteirista, deixando a direção para outros profissionais.

Nomes dos planetas e luas que aparecem na saga: Alderaan, Bespin, Cato Neimoidia, Coruscant, Dagobah, endor, Felucia, Geonosis, Hoth, Kamino, Kashyyyk, Mustafar, Mygeeto, Polis Massa, Saleucami, Tatooine, Utapau e Yavin 4.

Naves da série: Nave Real de Naboo, Jedi Starfighter, Destroyer Super Star, Caça Y-Wing, Salve I, Shuttle Imperial, Destroyer Imperial Star, Caça Tie, Tie Interceptor, Snow Speeder e Millenium Faldon (a nave de Han Solo).

Foram lançados dezenas de games baseados nas duas trilogias de George Lucas, entre eles estão: Battlefront, Battlefront – The Phantom Menance, Star Wars: Dark Forces, Dark Forces II, Star Wars: Episode I Racer, Galactic Battlegrounds, Star Wars: Rebel Assault, Star Wars: Starfighter, Star Wars: The Force Unleashed e The Force Unleashed II.

Anakin Skywalker foi interpretado por três atores: Jake Lloyd, Hayden Christensen e Sebastian Shaw. Curioso é que, destes, apenas Hayden Christensen interpretou Darth Vader. Os outros atores que fizeram o papel de Darth Vader foram David Prowse e James Earl Jones (somente a voz).

O personagem Chewbacca, da primeira trilogia, teve o visual inspirado em Indiana, cachorro de George Lucas. O mesmo bicho de estimação inspirou o nome do personagem Indiana Jones, de Os Caçadores da Arca Perdida e outros três filmes.

George Lucas pensou em contratar Burt Reynolds ou Christopher Walken para o papel de Han Solo, mas, sem muito dinheiro em caixa, optou pelo até então desconhecido Harrison Ford.

As atrizes Jodie Foster e Sissy Spacek foram testadas para o papel de Leia, mas acabaram sendo reprovadas.

A primeira sinopse de Star Wars previa que Luke Skylwaker seria um anão.

O nome original de Luke Skywalker era Luke Starkiller.

O personagem Kenny de South Park foi inspirado no robô R2-D2.

O visual do robô C-3PO é uma homenagem ao famoso androide feminino de “Metropolis”, o filme do cineasta alemão Fritz Lang.

Em O Ataque dos Clones, Yoda é pela primeira vez totalmente gerado por computador.

Para caracterizar Darth Sidious, George Lucas se inspirou em personagens históricos como Júlio César, Richard Nixon, Abraham Lincoln, Napoleão Bonaparte e, como não podia deixar de ser, Adolf Hitler.

Como ainda não havia muitos efeitos especiais por computador na época de Uma Nova Esperança, George Lucas utilizou batatas na simulação de asteroides.

No Brasil, o nome do Conde Dooku (o Darth Tyranus) foi alterado para Conde Dookan para evitar trocadilhos maliciosos.

O ator Christopher Lee, intérprete de Conde Dookan na série, é conhecido como um dos maiores intérpretes do vampiro Conde Drácula no cinema.

Para criar a mitologia de Star Wars, George Lucas procurou a ajuda de Joseph Campbell, o maior especialista mundial em mitos. Campbell tornou-se conhecido pelo livro O Herói de Mil Faces. No Brasil, ficou famoso a partir do documentário O Poder do Mito, de Bill Moyers, transformado mais tarde em livro.

Acredite, mas a nava Millenium, de Han Solo, foi inspirada em… um sanduíche que George Lucas comeu enquanto fazia o roteiro da primeira trilogia.

A cápsula da nave Discovery, do cult de Stanley Kubrick, “2 001 — Uma Odisseia no Espaço”, aparece no ferro-velho de naves espaciais onde Anakin Skywalker trabalha como escravo no planeta Tatooine.

Pouca gente percebeu, mas ET, do filme ET – O Extraterrestre, aparece duas vezes em A Ameaça Fantasma. Em uma das cenas, quando a comitiva da princesa Amidala chega a Tatooine, é possível ver à distância as silhuetas de ET e do menino Elliot.

Os trajes usados pelo exército humano do Imperador, nos episódios Quatro, Cinco e Seis, são inspirados nos uniformes do Exército nazista.

A palavra Jedi foi tirada da expressão Jidai Geki, usada para designar os dramas nipônicos de samurais.

Os seis episódios renderam US$ 3,2 bilhões. Se somarmos licenciamento de produtos e merchandising, a soma chega a US$ 9,5 bilhões.

Você já ouviu falar no Star Wars Day? Pois é, ela existe e é comemorada em 25 de Maio, quando fãs da série se fantasiam de personagens, assistem aos filmes e participam de eventos sobre Star Wars.

J. J. Abrams, o diretor da nova trilogia (dizem alguns que serão cinco filmes), é criador de séries como Alias e Lost. Dirigiu também Missão Impossível III e Star Trek – Além da Escuridão.

Em agosto de 2 015, a Disney anunciou a criação de um parque temático com os cenários, naves e personagens da série Star Wars.

Acredite se quiser, mas algumas das construções de Tatooine feitas nas Tunísia – onde muitas cenas da primeira trilogia foram gravadas – continuam de pé. Elas são utilizadas como ponto de atração turística.

Receba as novas postagens direto no seu e-mail

Deixe o seu comentário

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam. Ao comentar, marque a opção "Publicar também no Facebook" para que seu comentário apareça também em seu perfil, assim seus amigos poderão ver seu comentário.

Ilustração Renan Roque / Layout e Programação: Wanderson Alves

Layout e Programação: Wanderson Alves / Ilustração Renan Roque